Catalogos

Mundifil - Catalogo 2018 de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas

Esta 32.ª edição do Catálogo de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas de Portugal, Açores e Madeira para 2018, num único volume, contempla o registo das emissões que foram postas a circular desde 1853 até ao fim de 2017, bem como a relação das marcas pré-adesivas.

Em relação à 31.ª edição, foi dada continuidade ao trabalho de introdução de novos dados, do registo dos motivos dos selos e da inclusão de mais variedades visando um aperfeiçoamento constante da qualidade técnica de um catálogo especializado como este, para servir cada vez melhor os interesses e as necessidades dos filatelistas de todos os níveis.

Foram introduzidas novas e significativas valências que a simples consulta do catálogo vai permitir identificar e compreender em profundidade. Destacam-se, pela sua importância, as seguintes alterações: reprodução de todos os selos de correio ordinário (desde o n.º 1 até ao n.º 4927), mesmo quando os selos da emissão têm o mesmo desenho; identificação de cada variedade pelo número do selo acrescido de uma ou duas letras, com texto em itálico; índice alfabético de motivos dos selos; indicação dos selos com inscrições no verso; cotações para selos sem goma (ou regomados) em emissões de Portugal da década de 1920, dos Açores, da Madeira e dos Distritos Administrativos Insulares, além das já existentes do período da Monarquia; indicação, para cada emissão das etiquetas, dos conjuntos de taxas de cada um dos anos em que são conhecidas; apresentação das cotações de todas as peças relativas a cada emissão (série, bloco, FDC, FDCB, folha miniatura, FDCF e caderneta) junto da mesma, além de continuarem na listagem geral incluída no capítulo III. Por esta razão, há um aumento considerável do número de páginas desta edição - cerca de sete dezenas.

Na identificação dos papéis dos selos passou a incluir-se a espessura e a sigla FSC quando tal é aplicado (desde 2010). O FSC - Forest Stewardship Council – é uma organização não governamental, fundada em 1993, a partir da necessidade de garantir a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das florestas em todo o mundo. Um papel certificado FSC significa que foi obtido por via de uma gestão florestal responsável.

As cotações que constam do catálogo, definidas e ajustadas, como habitualmente, a partir dos valores de mercado e da opinião de profissionais do sector, devem ser entendidas como orientações para a definição do preço efectivamente praticado em resultado de um acordo estabelecido entre vendedor e comprador. Recomenda-se a leitura da página da Introdução para melhor identificação com o significado das colunas que têm as cotações.

O trabalho de revisão e actualização desta edição do catálogo ficou a dever-se ao Eng. Miranda da Mota - membro da “Association Internationale des Experts en Philatélie” – a quem compete a orientação técnica desta obra.

Preço: 38 €

Mundifil - Catalogo 2015 de Selos Postais das Colónias Portuguesas

Esta nova edição do Catálogo de Selos Postais das Colónias Portuguesas para 2015 contempla um trabalho continuado de introdução de novos dados e de aperfeiçoamento constante da sua qualidade técnica, o que implicou um aumento considerável do número de páginas.

Assim, foi efectuada uma revisão geral dos elementos técnicos de cada emissão, sendo corrigido o que foi entendido pertinente. Iniciou-se nesta edição um processo de introdução de novos dados em cada emissão, nomeadamente tiragens, período de circulação, número de exemplares por folha e os temas dos selos. Foram acrescentadas ainda inúmeras variedades, de modo a procurar servir cada vez mais os interesses e as necessidades dos filatelistas de todos os níveis e fomentar o seu desenvolvimento, numa perspectiva de enriquecimento da sua cultura filatélica, tendo em conta a realidade da filatelia das Colónias Portuguesas.

Foram reclassificadas e reordenadas algumas emissões. Por esse motivo e para orientação de todos os interessados, as alterações de numeração daí decorrentes estão devidamente assinaladas, no início de cada Colónia. Todas as imagens de selos foram substituídas por outras de melhor qualidade e foram também acrescentadas muitas outras, quer de selos emitidos e não emitidos, quer de reimpressões.

Foram ainda substituídas várias reproduções de sobrecargas e de sobretaxas por outras mais perfeitas. A fim de contribuir para clarificar a diferença entre os tipos de letra usados nas sobrecargas, foi introduzido o conceito de serifa e identificadas as letras com e sem serifa.

As cotações atribuídas reflectem o grande interesse que se verifica pelos selos das Colónias Portuguesas, a oferta do mercado e a inflação. Note-se que a anterior edição deste Catálogo ocorreu há já quatro anos. Particularmente, muitas das cotações dos selos de Macau sofreram uma actualização significativa, de modo a traduzirem os preços actualmente praticados no comércio filatélico. Recomenda-se a leitura da Introdução deste Catálogo para familiarização com o significado das duas ou três colunas referentes às cotações, uma vez que foram eliminados os símbolos respeitantes a selos novos, com ou sem charneira, e a selos usados.

O trabalho de revisão e actualização desta edição do catálogo ficou a dever-se aos membros do Instituto de Expertização de Filatelia Portuguesa (INEXFIP), a quem compete a orientação técnica desta obra.

Preço: 35 €

Contacte-nos !!!